segunda-feira, 30 de novembro de 2009

naquela terça-feira, ela completava 27 anos de carreira. durante anos foi a atriz substituta das melhores atrizes das maiores peças em cartaz na cidade de nova iorque, porém nunca havia sido escalada para atuar no lugar de nenhuma delas.

aquela noite, telefonaram em sua casa, pois sua presença seria necessária para substituir a grande atriz veda paladares que, logo após o último ensaio de sua peça, teve um mal estar súbito.

preparou-se de forma a fazer daquele, o momento ápice de sua carreira, quando todas as atenções estariam finalmente voltadas para ela. momentos antes da estréia no dia seguinte, encontraram-na morta em seu camarim, vítima de um ataque cardíaco fulminante.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

o último ator havia acabado de sair e ficou sozinho em meio aquele imenso cenário teatral. não saberia elencar todos os sentimentos que perpassaram seu eu. só poderia afirmar que era lá que ele se sentia em casa, naquele mundo cênico, onde todos os pores-de-sol eram de tirar o fôlego.
eles se conheceram quando ele perguntou para ela se naquela rua passava o seu ônibus...
ela escrevia pequenos bilhetes e os colocava dentro do bolso das roupas à venda em lojas de departamento.
ele escolhia endereços aleatórios na lista telefônica e enviava cartões postais com mensagens de conforto.
não poderia afirmar com a maior certeza do mundo se tudo aquilo que hoje se passava era apenas ironia do destino ou consequências imediatas de uma sucessão de escolhas não tão lógicas. entretanto, ele poderia dizer que o cheiro doce impregnado em sua roupa, provindo daquele abraço apertado e sem jeito dado cinco minutos atrás, era tão confortante quanto sua cama em uma tarde de extremo cansaço ou mesmo a pausa tão desejada quando tudo se acelerava desordenadamente.

encostou sua cabeça na porta que acabara de fechar após uma despedida tímida e sequer poderia imaginar que do outro lado, seu mais novo amor havia feito o mesmo, sonhando com o que havia de vir.

sábado, 21 de novembro de 2009

dona laura spigatilla era a melhor cabeleireira do bairro, mas sua fama, por outro lado, era quase estadual. muitos dirigiam milhas até a cidade do vale para conhecer seus penteados em formato de sundae ou mesmo aqueles em formato de peixes ou prédios, estes, sua especialidade.

sábado, 7 de novembro de 2009

marta cristina vergueiro lopes era a primeira mulher a se tornar uma guerrilheira espanhola. apesar de destemida, de sua carabina só saiam borboletas amarelas.
um solo em lá
tudo que preciso
pra acalmar o dilacerado coração
que espera pra voltar.